1 de agosto de 2011

Crítica: DCUO

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Como foi de carnaval? Aposto que vocês saíram nos mesmos blocos que eu saí: Unidos do Vamos Ficar em Casa, Acadêmicos do Vídeo-Game, Estação Primeira de Azeroth e claro o bloco mais importante Já que estou não estou Solteiro Fico Com a Patroa Mesmo. Bom, confesso que nunca fui de curtir blocos e tudo mais, mas tenho que admitir que a criatividade do pessoal em criar nomes é surpreendente, vou colocar o nome de alguns blocos que passaram aqui no Rio: É Mole Mas é Meu; Comi Pior e Paguei Por Isso; Perna de Cobra; Vem Ní Mim Que Sou Facinha; Impressa Que Eu Gamo; Me Beija Que Sou Cineasta.

Bom, enfim estou com o meu DC Universe Online e pude aproveitar o carnaval inteiro para jogar e ter uma boa opinião sobre o jogo. Caros amigos, tentarei expor uma opinião bem completa e clara sobre esse jogo misturando um pouco com uma espécie de tutorial. Confesso que não sei se devo me atrever a chamá-lo de Inovador ou apenas classificá-lo como mais um MMOdiferente. Gostaria de avisá-los que o meu DCUO é de PLAYSTATION 3, logo todas, ou boa parte, das minhas visões serão feitas com a mecânica voltada para esse console.

Infelizmente, vou começar com um ponto negativo: DCUO não tem uma versão trial, seja para PS3 ou para PC. A única versão para teste foi a Versão Beta, lançada no final do ano passado e mesmo assim somente para algumas pessoas que fizeram o pre-order. Agora o porque começar com uma notícia ruim? Simples, se você quer conhecer o jogo e testá-lo, só comprando. Não sei se a Sony e a Warner pretendem fazer algo sobre isso.
Agora vamos falar sobre as etapas do jogo e comentar cada uma delas. Após comprar o jogo, abrir a caixa e colocar a mídia no seu PS3, você precisará de paciência mas muita paciência mesmo. Juntando instalação e atualização, são mais ou menos 2h30min que você tem que aguardar. Nesse meio tempo dá para assistir um filme, jogar algo no PC ou ficar com a namorada.

Depois dessa etapa, a euforia começa e você enfim pode jogar. Logo de cara você escolhe se o seu servidor será PVP ou PVE. No meu caso eu estou no Server PVP “Blood Will Run”. Escolhido o servidor vem a introdução do jogo e depois você começa a criar o seu personagem. A partir daqui vou dividir em etapas o processo de criação de personagem com minhas visões.

Criação de Personagem:
Confesso que o processo de customização do City Of Heroes, é de de longe o melhor e mais completo sistema de criação de um personagem. No DUCO, as primeiras impressões são do tipo ”Só isso de opção?”. Você começa com a clássica opção de sexo e estrutura (Small, Medium e Large). Depois você tem a opção de escolher os poderes e aparência inspirado em alguém. Nessa etapa, temos Batman, Superman, Mulher Maravilha, Bane, Lex Luthor, Circe entre outros. Caso decida customizar o seu próprio personagem, a próxima etapa é dividida em: Escolha de Motivação, ou seja, herói ou vilão, depois sua personalidade (que não influencia em nada no jogo). Podemos dizer que a sua personalidade é apenas como você ficará quando estiver parado, ou seja, terá uma posição cômica ou séria.

Agora você escolherá o seu mentor e nesta hora você conhece as primeiras características do jogo. Os mentores são divididos em três categorias: Tecnológico (Batman e Coringa), Meta(Superman e Lex Luthor) e Mágico (Mulher-Maravilha e Circe). Para você entender melhor, vou tentar explicar o que significa cada um. Para efeitos práticos, o que realmente interfere no jogo é o seu local de ponto de partida após o tutorial. Se você escolhe Batman ou Coringa, você começa em Gotham e os demais em Metropolis.Os Tecnológicos são aqueles que utilizam-se da tecnologia para usar os seus poderes, como por exemplo o Batman que usa o seu cinto de utilidades para combater o mau ou o Coringa que se utiliza de mecanismos para espalhar o caos. Os Meta são aqueles que possuem um poder, de alguma forma, natural, como por exemplo o Superman que tem super força e Lex Luthor possui um intelecto acima da média e constrói a sua armadura. OsMágicos são aqueles cujos poderes advêm do Mundo do Desconhecido, como por exemplo a Mulher Maravilha, cujo poderes vem das amazonas e Circe, uma das Deusas do Olimpo.

A próxima etapa é a escolha dos seus poderes e as opções são:Fogo, Gelo, Dispositivos, Mental, Natureza e Feitiçaria. Assim como em todos os MMO, DCUO tem os três estilos clássicos de jogo, ou seja, DPS, Controller, Healer ou Tank e éNESTE MOMENTO QUE VOCÊ ESCOLHE O SEU ESTILO DE JOGO. Para quem quer jogar de Tank, os poderes são Gelo e Fogo; para Controllers, Dispositivos e Mental e finalmente para Healer, Natureza e Feitiçaria. Mas e ai você pergunta: e o DPS? Bom de uma certa forma todos são, também, DPS, por que os poderes do healer são usados, ao mesmo tempo, para dar dano no inimigo e curar os que estão envolta do mesmo, logo o healer bate e cura com o mesmo poder.

Agora todo os 6 poderes se subdividem em 2 categorias, pois a pessoa pode querer jogar com o poder de fogo e não querer ser tank, ou escolher Dispositivos e não ser controller. Entretanto é a partir do level 10 que o jogador escolhe o seu estilo (basta apertar o botão “CIMA” do controle). No site oficial do jogo você encontra essas informações, caso queira ler essas informações clique AQUI.

Após escolher seus poderes você escolhe as suas armas, que são: Armas de uma mão, Armas de Duas Mãos, Cajado, Pistola Dupla, Energia Manual, Arco, Briga, Rifle, Majenamento Duplo,Artes Marciais. Logo após escolher sua arma você escolhe o seu poder de viagem, estes são Voo,Acrobacia e Super Velocidade.
Na última parte você customiza de fato o seu personagem. Essa parte é dividida em Corpo, onde você escolhe a sua pele e cabelo. Equipamento dividido em Cabeça, Face, Emblema, Peito, Costas, Mãos, Cinto, Pernas e Pé. No final Cores. Ao final do processo, você pode se perguntar: “Mas só isso? Não tem mais opção?”, a primeira olhada você acha que realmente a customização não é assim tão boa, mas a verdadeira customização é quando você começa a jogar e coleta os itens, pois você pode editar e colocar os itens que você recebeu. Depois você vai para um tutorial obrigatório, cuja história é a sua fuga da nave do Brainiac.

CRÍTICA – CUSTOMIZAÇÃO:

As primeiras impressões que se tem de DCUO é que ele é limitado no que diz respeito sobre a customização. São poucas opções de uniforme, não se tem tanta liberdade para criar o seu próprio uniforme e principalmente com os seus poderes. Entretanto DCUO não se prende as “primeiras impressões”, pois a customização do uniforme começa de fato conforme você joga e coleta itens.

Esse sistema é muito conhecido dos jogadores de World of Warcraft, ao trocar uma armadura a visualização do personagem também muda, mas em DCUO é diferente, o personagem não troca de item e sim de estilo, ou seja, ao receber um item e ao usá-lo primeira vez, você armazena o estilo do mesmo, e ele fica gravado na sua janela ESTILO. Um exemplo para você entender melhor: seu personagem tem uma capa curta, mais para frente você consegue uma asa. Apesar de trocar o item você escolhe se o seu estilo mostrará a capa ou a asa.

Resumindo, a customização começa quando você joga e conforme vai jogando,  maior a sua gama de opções.


CRÍTICA – PODERES E ESTILOS:

Com relação a gama de poderes confesso que achei o jogo com poucas opções, na verdade são apenas 6 poderes, não temos eletricidade, por exemplo. Eu que joguei City of Heroes, a gama de opções era muito maior. Entretanto quando fiquei comparando os dois jogos, percebi que quase todos os poderes do CoH estão em DCUO, a diferença é como são escolhidos esses poderes.

Para vocês entenderem melhor, no CoH, primeiro se escolhia seu arquétipo: Blaster (DPS a distância), Controllers, Defender (Healers), Scrappers (DPS melee) e Tank. Cada arquétipo tinha seus poderes, mas você já sabia desde já tinha ideia da função do seu personagem. Isso, também, acontece em Champions Online, apesar de você não ter como escolher os seus poderes, o jogador escolhe, na criação de personagem, qual será o seu estilo: Tank, DPS e Healer.

O problema em DCUO é que essa mecânica não é assim tão clara para o jogador. O seu estilo de jogo é baseado primeiro no seu poder e não o contrário, ou seja, tank sómente de gelo ou de fogo, healer somente natureza e feitiçaria, não tem outra opção.  O problema maior é que até o level 9 todos, de uma certa maneira, são dps, embora seja possível escolher poderes voltados para tank ou healer. A partir do level 10 o jogador decide se quer de fato ser tank ou healer, por exemplo.

O que pode confundir os novatos e, porque não, os veteranos em MMO é que o jogador precise criar vários personagem ou “respecar” seus poderes até entender essa mecânica (deletei um personagem de level 15 por causa disso). Nem mesmo no manual que vem com o jogo isso é explicado, o que dificuldade ainda mais. Sugiro para que os que queiram jogar DCUO e os que jogam (como eu) leiam o fórum é uma ótima forma para se tirar dúvidas.

Confesso que isso é o ponto mais negativo do jogo, mas também não é um bicho de 7 cabeças (pode ser um bicho de 3 cabeças) conforme vai jogando se pega a manha.  Acho que poderes clássicos como Super Pulo e Teletransporte deveriam estar presentes. Apesar de ter poucas opções, os mecanismos de poderes e armas é coerente com o universo DC, exemplo, não conheço algum personagem que possa controlar fogo e eletricidade, geralmente ele tem um poder e o usa por meio de uma arma.

CRÍTICA – MECÂNICA E JOGABILIDADE:

Agora vamos falar da mecânica do jogo: é nessa parte que a porca torce o rabo. É visível que o jogo foi feito para jogar com controle, mas isso não significa ser uma coisa ruim. Entretanto, para os que estão acostumados a jogar com macros e Key Bind, ou seja, jogar com o teclado, talvez o DCUO para PS3 não seja o mais recomendado.

É nessa parte, sobre a jogabilidade que eu estou em dúvida sobre como classificar DCUO. Um amigo o chamou de Action RPG e eu fiquei pensando o que poderia ser um Action RPG. Lendo outras críticas, outras opiniões interpretei que Action RPG, poderia significar o fato de que fica tem que apertar botões para executar os comandos e não apenas selecionar a magia desejada.

Se isso é Action RPG, então DCUO é um MMO Action e não um MMO RPG, agora entenda que apertar os botões não significa ficar com o dedo sem parar no QUADRADO ou noTRIÂNGULO (os botões usados no jogo: Quadrado para ataques melee e Triângulo para ataques à distância). A mecânica do jogo é baseado em “combos”, do estilo God Of War, ou seja, uma coisa é você executar a ação 3x Quadrado, outra coisa é executar 2x Quadrado e segurar Quadrado e outra coisa, completamente diferente, é você executar a sequência 3x Quadrado + 2x Quadrado e segurar Quadrado.

Pessoal, isso é ser DIFERENTE,  isso é ser INOVADOR, isso é ser OUSADO!!! Essa proposta da DCUO é muito boa e interessante, força o jogador a sair do padrão “clicar na magia desejada”. É bem provável que isso não agrade a todos, mas eu gostei bastante, as animações, também, são ótimas. Cada “combo” tem uma animação e se você pegar a manhã dos combos e como executá-los corretamente você derrota um vilão NPC ou PVP numa boa.

Confesso que o fato de ser diferente ou inovador ou ousado, não necessariamente significa melhor, mas é uma forma de se quebrar paradigmas. Se você gosta de coisas diferentes, teste DCUO, eu recomendo.

CRÍTICA – OBSERVAÇÕES GERAIS:

Bom para finalizar, vou expor certas coisas que percebi ao jogar DCUO.

AMBIENTES: O jogo só tem dois mapas: Metropolis e Gotham, mas são duas cidades enormes e muito belas, graficamente o jogo é muito lindo mesmo. O que eu não gostei muito é que o jogo não tem um “relógio” como em World of Warcraft, ou seja, não tem dia e noite é sempre a mesma coisa: Metrópolis aparenta estar no crepúsculo e  Gotham é uma cidade sombria, escura e chuvosa.

EXPLORAÇÃO: Por ter dois mapas gigantes o jogador não se resume a ganhar XP derrotando inimigos, ele pode caçar os ícones de exploração, informação, itens colecionáveis, briefing das missões. Entenda que esses “ícones” são as Badges que há em City Of Heroes, ou seja, são itens espalhados no mapa que, ao colecionar a sequencia, o jogador ganha um Feat, entenda Feat como os Achieve do World of Warcraft.

XP e FEAT POINTS: Uma coisa que eu percebi é que em DCUO, você tem 3 tipos de poderes divididos em duas categorias:POWER, que são escolhidos na criação do personagem,ICONIC, que são poderes icónicos que você escolhe a partir do level 9 e 22. Exemplo de um poder icônico é ter um Batrang outro é te dar + 100 em defesa e por último tem os SKILL que são os poderes da sua arma e de movimento (Voo, Super Velocidade ou Acrobacias).

A distribuição de ponto é dividida da seguinte maneira: ao passar de level você ganha 1 ponto para gastar em Power ou Iconic Power (a partir do level 9) e a cada 100 Feat Point, você ganha 1 ponto para gastar em Skill. Para passar de level, você precisa de XP, não tem muito o que explicar. Agora para conseguir Feat Point, existe várias maneiras, uma delas é acertar o alvo com um combo de 25 ou 50 hits, encontrar os ícones de exploração, briefing etc.
MISSÕES: Assim como em todos os jogos as missões se resumem a ir em tal local, derrote tantos inimigos, defenda fulano etc. o diferencial aqui é que o último chefe da timeline é sempre em um local, cujo o jogador precisa entrar. O legal do jogo é que toda vez que você completa uma missão, não há a necessidade de se voltar ao contato, afinal é um jogo atual, ou seja, se tratando de um mudo de super-herói, você usa um comunicador, logo não precisa voltar para conversar com quem te deu a missão bastar “ligar” para ele.

Um coisa que eu percebi e recomendo é: Jogar em grupo (o máximo são 4 jogadores: 1 tank, 1 healer e 2 controllers), por que o XP não é compartilhado, ou seja, se os 4 possuem a mesma missão, ao terminá-la todos ganharam o XP da mesma, ele não será dividido. O único XP que é dividido é quando você derrota um mob. Para vocês terem uma ideia, eu loguei o meu vilão que estava no level 7 e um amigo que tem um vilão no level 30 ficou me ajudando. Em menos de 2 horas eu já tinha passado para o level 13.

RAID, ALERT E PVP:  Se em World of Warcraft tem o Look For Group, para fazer instâncias, DCUO tem On Duty. Basicamente o sistema é o mesmo do WoW. Quando você atinge um o level mínimo, você tem a possibilidade de fazer uma instância. Você pode ficar entrar na fila e esperar que o se forme ou ir com um grupo montado. Essas Alerts não level máximo, ou seja, mesmo você sendo level 30, se quiser fazer as primeiras instâncias, basta selecioná-las.

CHAT: Se tem alguma coisa para se reclamar mesmo do jogo é a janela de chat. minha impressão é que o jogo não foi feito para você escrever. Ele é um horror, é uma bosta, não tem como você, no meu de uma luta, parar 5 segundos para escrever “Preciso de ajuda”, você vai perder mais de 3 minutos e ainda vai morrer. Acredito que o jogo do PC seja mais fácil essa comunicação. Entretanto eu não tenho esse problema porque tenho o Headset, logo toda a minha comunicação é via oral. Mas definitivamente essa é a pior coisa do jogo.

END-GAME: Essa parte eu não tenho muito o que comentar, ainda não cheguei ao level máximo para desfrutar o conteúdo, mas pelo o que percebi, existe muitas coisas para se fazer após o level 30. As Raids, os Alerts, tentar medalha de platina nas corridas, colecionar todos os itens de exploração, briefing etc. Diferente do City Of Heroes, você tem um conteúdo interessante para fazer após o level máximo. Minha grande dúvida sobre esse jogo era justamente o fator End Game, mas fiquei bastante relaxado quando descobrir esses atrativos.

CONCLUSÃO:  O jogo tem os seus defeitos como todos os jogos, creio que o Chat é o principal dele. Não é tão explícito ou auto-explicativo os estilos de jogo, o que pode deixar muito jogador fazendo a coisa errada, healer não curando por exemplo. Creio que esses são os fatores a melhorar e seria uma boa o pessoal da Sony e Warner utilizarem algum tutorial In Game, para que isso seja sanado.

Mas não é só de coisas ruim que DCUO é feito, graficamente é lindo, mas não adianta ser bonito e e não servir para nada, o que mais gostei foi da mecânica do jogo, é diferente, por que não original, força o jogador a sair do padrão. Ele não é um “mass buton”, ou seja só ficar atochando o dedo no X ou no O, o jogo é mais do que isso.

Para finalizar, jogar em server PVP é aquela coisa, você esta´sozinho no level 7 fazendo a sua missão e tem um vilão FPD, level 30 e te mata, mas por outro lado com você chega ao level 19, faz a mesma coisa e quando esta jogando com os amigos o barato e procurar vilões e cai na porrada. O que mais gostei nessas lutas é fazer batalhas aéreas, em DCUO os “travel powers” não gastam energia, logo é muito maneiro você travar batalhas com os inimigos no arranha-céu, seja de Metropolis seja de Gotham.

Acredito que DCUO tem potencial para melhorar e se tornar um dos grandes MMO do mercado, mas para isso a Sony e a Warner precisarão trabalhar um pouco. Acredito que essas mudanças/melhorias em sua maioria virá em pacotes especiais (entenda-se pagos, mas faz parte do mercado).

Nota: 8

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário