21 de outubro de 2011

Harry Potter para adultos?


AVISO: Não há spoilers. Pode ler tranquilo...


Finalmente, posso dizer que gosto da série Harry Potter!!!!

Calma, leitor. Preciso falar do que eu gosto? Sim, gostei do filme... Ele faz juz ao livro e a progressão do contexto literal está coerente com os outros, mas vou tentar explicar o motivo da primeira frase do post (excetuando-se o aviso): você sabe o que é preconceito?  Resumidamente, é uma ideia formada sem antes conhecer o objeto desta ideia.

Eu sofria disso com Harry Potter, pois sou um cara "tolkiano". Pra mim, depois de O senhor dos Anéis, o resto é conseqüência, incluindo Star Wars. A saga de George Lucas, porém, tem uma pitada diferente. Por ter feito a coisa certa – ler O Senhor dos Anéis primeiro – Harry Potter se tornou uma história plagiada, infantil, colocando a imagem do Bruxo misturada com a imagem do Mago. No último livro, todavia, a autora se redimiu e escreveu algo bom... Ou melhor, no livro anterior, a trama ficou menos pior.

Aqui, você, talvez, me pergunta: "Pequeno Jedi, você leu tudo?" Eu respondo: "Não!!!!" Eu li metade do último livro e parei porque fiquei de saco cheio. Nessa época, meu A Batalha do Apocalipse tinha chegado, e o Eduardo Spohr escreve muito melhor [modo fanboy on]!!!!

Então, como posso falar do que não li? Preconceito era o que eu tinha até assistir ao último filme da série. Hoje, Harry Potter se tornou uma arte que, ainda assim, é plágio com contexto errado, mas é arte! Depois de Crepúsculo, qualquer coisa ficou boa.... diria até que Harry Potter é o filme/saga da década, mas, tenho de admitir, não é! Tudo graças a Peter Jackson e sua trupi... De qualquer forma, algumas características devem ser realçadas:

  1. O filme acompanhou o desenrolar da vida dos atores, que começaram crianças e hoje estão bem grandinhos. Ponto positivo pra saga que não teve problema com os atores; 
  2. Existe uma seqüência que acompanha a vida dos espectadores. Se eu tivesse um filho, e ele assistisse toda a saga Harry Potter nas datas de seus lançamentos no cinema e, meu filho, tivesse a mesma idade dos atores do filme, acharia isso lindo, pois a saga vai de um filme infantil para um filme bem adulto com ótimas pitadas de suspense e terror;
  3. Tudo isso justifica que, agora, eu fale de boca cheia que gosto do filme. Houve uma evolução na sua produção. É nessa medida que Harry Potter não é mais infantil ou bobo, eu mesmo tomei uns dois sustos assistindo e fiquei preocupado/tenso durante boa parte do filme!


Assim como o livro, os filmes parecem ser parados. Na verdade ele é mesmo parado, mas o autor explora bem as cenas de ação. Poderia colocar mais e explorar melhor os momentos tensos do filme. Essa peque falta pode fazer o espectador ter ou aflição ou sono! Depende do seu ânimo e do quanto você é fã da saga.

Em resumo, o filme me surpreendeu, gostei e indico. Claro que não é a melhor coisa que vi este ano, mas sem dúvida foi uma noite bem legal com o jovem Bruxo.

Recomendado pelo Jedisinho!!!!

E que a força esteja com você, que é forte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário