Outro dia, estava eu em minhas atividades civis, quando precisei retirar alguma coisa da mochila. Maluco, tirei um bocado de coisas que nem sabia que existiam mais, uma infinidade de papéis que guardei por simples preguiça de jogá-los fora (viu, crianças, não joguei os papéis na rua, separei-os para jogá-los em casa – vai para a lição do dia).
Pouco importa saber o que eu fiz com os papéis, importa sim o sentimento que tive na hora. Virei para a pessoa ao meu lado (um nerd velho com certeza) e disse que estava me sentindo o Presto do Caverna do Dragão, cheguei em casa e peguei o meu uniforme, comecei seguir o rastro psíquico deixado por esta frase e daí veio a inspiração para este post, como de costume, uma bela cagada de regra em cima deste desenho, dos personagens e das armas.
Primeiro, vamos nos situar, estamos falando de Dungeons and Dragons, a série animada que aqui no Brasil ficou conhecida como Caverna do Dragão (antes que algum mané desavisado pense que eu estou me referindo ao jogo de RPG). A série conta a história de seis moleques que saíram para passear no parque, foram para a montanha russa e acabaram entrando de bucha num portal dimensional para outro mundo. Lá conheceram um velhinho chamado Mestre dos Magos, um “unicórnio maldito” chamado Uni (sacaram Uni – unicórnio – criativo né?) “vivendo altas confusões” num lugar chamado Reino (show, mais criativo ainda), contra um ser malévolo chamado Vingador, na esperança de um dia voltar para casa.
Fazendo uma busca em meus alfarrábios, achei um texto muito bom sobre a série com o seguinte título “Caverna do Dragão: Uma visão kleiniana”, em que os autores apresentam a teoria de Melanie Klein, uma psicanalista britânica (parte chata e longa) e comparam com o desenho (parte legal e viajante). Segundo o grupo, o desenho é uma grande metáfora de um parto, na qual o ventre é representado pelo parque e o mundo externo é o Reino, imaginem o que é o portal dimensional? (É a primeira vez que eu vejo alguém chamar uma vagina assim... ah, se ficarem envergonhados é porque vocês precisam se tratar).
Se pegarmos o nosso velho conhecido Campbell (conhecido sim pois, já falamos um pouco dele no papo nerd de psicologia, deixa de ser preguiçoso), chegaremos na tão falada “jornada do herói”. Uma senhora volta que eu dei só para dizer que, quando o herói está numa caverna, isso normalmente pode representar que ele está entrando em contato com seu lado mais tenebroso, mais obscuro, mais inconsciente.
Nesse sentido podemos propor que eles foram enviados para o Reino com o fim de amadurecerem, boa alegoria para a adolescência, né? (Sei que você pensou nisso também) No entanto, caro gafanhoto, podemos dizer que, a todo momento de nossas vidas, passamos por ocasiões em que precisamos ter mais contato conosco, fazendo assim uma alegoria da caverna.
Bom, mas não é sobre a série que vou falar nesta série de posts e sim sobre o perfil de cada um dos personagens, que, na minha opinião, se apresenta dentro da dinâmica de suas armas, tentando explicar de maneira bem miudinha pra vocês.
Não é atoa que o Hank tem um arco, ou o Presto tem um chapéu mágico, o Bob um tacape, etc, etc, etc. Para tanto, vou dividir a equipe em duas, e seja o que Deus quiser.
Bom, mas não é sobre a série que vou falar nesta série de posts e sim sobre o perfil de cada um dos personagens, que, na minha opinião, se apresenta dentro da dinâmica de suas armas, tentando explicar de maneira bem miudinha pra vocês.
ResponderExcluirNão é atoa que o Hank tem um arco, ou o Presto tem um chapéu mágico, o Bob um tacape, etc, etc, etc. Para tanto, vou dividir a equipe em duas, e seja o que Deus quiser.
Eita!! Bacana isso, hein!! Estarei no aguardo... teremos uma abordagem "freudeana" do tacape do Bob e seu apego à Uni?(heheheh)
Como alívio cômico ambulante, é minha obrigação arguir (adeus trema!) se alguém já recebeu um e-mail tecendo um paralelo entre a Caverna do Dragão E OS PROFISSIONAIS DE TI? Uhauhauhuha... é bem divertido... permitam-me transcrevê-lo abaixo:
Escritório = Caverna do Dragão: Quem trabalha em São Paulo sabe disso. O escritório geralmente fica num lugar longe pra caramba, cheio de perigos para chegar (Marginal Tietê, enchente, trânsito), onde você nunca sabe como chegou e tem que penar para sair. Na verdade quando você entrou nele parecia um parque de diversão, mas na verdade é o lugar onde você vai passar por todo tipo de perrengue antes de voltar pra casa!
Gerente de TI = Mestre dos Magos: Responsável por te colocar nas maiores enrascadas, sempre aparece do nada, pergunta umas paradas nada a ver, não tem reposta para nenhuma de suas perguntas, nunca ajuda e por ele você não sai nunca da Caverna do Dragão. Dizem que ele tem um poder e conhecimento ilimitado, mas você nunca vai ver em utilização. Se é que é verdade mesmo…
Suporte Técnico = Uni: Só faz volume no grupo, não tem nenhuma habilidade especial, não sabe falar (nem escrever), precisa ser salva a toda hora colocando a equipe toda em perigo. Na verdade ninguém sabe porque ela está na party, e sempre tem um que quer se sacrificar para ajudá-la. E no final, a party nunca vai embora sem a Uni!
Gerência de Projeto (PMO) = Vingador: Como se não bastasse o Mestre dos Magos para encher o saco, o Vingador (que não tem nada a ver com você ou com seus problemas) vem toda hora te torrar a paciência, aumentando suas tarefas (ou enrascadas) e tentando te aterrorizar com prazos e atividades que você não pode cumprir. Na verdade a função principal dele ninguém sabe direito, mas é um dos seres mais temidos da Caverna do Dragão, que sempre aparece na hora errada e quando aparece você sabe que vem encrenca…
Equipe de Manutenção = Eric, Diana e Presto: Tem um que sempre quer se defender de tudo quanto é bucha (com o escudo) e está sempre reclamando por isso, outro que é obrigado a fazer mágica para cumprir a demanda (com o chapéu), e no final todo mundo acaba tendo que pular todos os processos (com o bastão) para o sistema voltar a funcionar….
Equipe Desenvolvimento = Hank, Sheila e Bobby: Sempre precisa conseguir fazer qualquer coisa (arma, defesa, corda, rede, programa em três camadas) com apenas um arco e flecha e tem sempre um novato que vem e acaba quebrando tudo o que funcionava perfeitamente (com o tacape). E a Sheila? Digamos que sempre tem um que desaparece quando mais se precisa…
Cliente = Tiamat: No fundo, só quer ter um pouco de sossego. É gigante e poderoso. A Uni (suporte) acha que ele vai comê-la, por isso se caga de medo e perde a voz perto dele, o Vingador (PMO) que se acha o maioral, também treme na base e acaba cedendo a tudo o que ele pede, o Mestre dos Magos (Gerente) não ajuda em nada mesmo, só fica perguntando coisas sem sentido e some quando se precisa dele, e sempre sobra para a party (Manutenção e Desenvolvimento) se f*#% para vencê-lo a qualquer custo… E depois, com todo mundo cansado e sem paciência, o Mestre dos Magos e o Vingador voltam para trazer mais um desafio antes de te deixar voltar para casa…
Dr. Manhattan,
ResponderExcluirQuer um emprego? Ótimo post (como não posso comentar sobre o texto de ninguém aqui, só posso falar do seu...). Hahahahahahahaha!!!!
Uhauhuahuah!! Não fui eu quem criou esse texto, Dr. House... eu recebi isso por e-mail há uns meses atrás...
ResponderExcluirDr... é... estou com um certo desconforto no canto do dedão do pé... o senhor acha que pode ser unha encravada ou lúpus?
Excelente. Adorei o paralelo com TI e aguardo os demais posts.
ResponderExcluirAguardemos, então, pois. Dr. Manhattan sempre contribuindo como Alívio Cômico! huahuhaua
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