9 de dezembro de 2011

Boa da Semana – A Rede Social

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Como estão os preparativos para o fim de semana? Aqui no Rio começa a temporada do Circque du Soleil e eu irei.

Hoje, quem vai sugerir algo a vocês, caros leitores, será a Sra. Delarue. Ela fez uma crícita sobre o filme A Rede Social e essa é a boa da semana.

Crítica da Sra. Delarue:

Um dos favoritos ao Oscar de 2011, A Rede Social lotou as salas de cinema com um bando de jovens curiosos para assistir a história da criação do Facebook, o maior fenômeno da internet, com mais de 500 milhões de usuários (se fosse um país, teria população inferior apenas às da China e da Índia).

Mark Zuckerberg é um geek em busca de popularidade. Ele quer fazer parte das exclusivas fraternidades de Harvard e, para isso, rouba a idéia dos atletas bonitões da universidade e trai o seu melhor amigo, o brasileiro Eduardo Saverin. Eles entram com um processo milionário contra Zuckerberg, que, com o sucesso do site, hoje é o mais jovem bilionário do mundo.

Embora o protagonista seja um nerd e os playboys e as gostosas estarem presentes, o filme não é mais um besteirol adolescente em que o nerd apanha dos playboys, enquanto sonha em pegar a gostosa da escola. É um drama que retrata as gerações Y e Z, pessoas nascidas nas décadas de 80 e 90 que cresceram com as tecnologias digitais.

O filme não vilaniza de forma tradicional o protagonista. Mostra que, por baixo da sua arrogância e traição, existe um menino excêntrico, ansioso por reconhecimento, com grande sentimento de inadequação e que não consegue se relacionar. As redes sociais diminuem a solidão social, mas aumentam significativamente a solidão emocional. Apesar de os membros estarem sempre rodeados de pessoas, continuam com um sentimento de vazio, pois não cultivam relações mais profundas. Ao criar um site de relacionamentos com milhões de amigos virtuais, Zuckerberg alcançou a fama, mas se tornou cada vez mais solitário.

Abraços

2 comentários:

  1. Esse Circque du Solei é tão circo quanto a capoeira é luta.

    ResponderExcluir
  2. De circo só tem o nome ... na verdade é um espetáculo e a capoeira (corrija-me se estiver errado) na verdade é um dança.
    Abraços

    ResponderExcluir