22 de junho de 2012

Ebony Spider: Como Água.

Não é o fim da saga Guerra Civil, mas é aqui e agora que a máscara do Aranha cai.


Vocês acham que o amigão da vizinhança é apenas um herói cor-de-bronze que escreve textos psicologicamente anabolizados no Notas Nerds? Na-na-ni-na-não!


Ele é um cara legal, um lutador do dia-a-dia. E, embora esteja na crista da onda agora, não podia imaginar o quanto passou por maus bocados, mas mantendo sempre a integridade, a cabeça erguida, procurando se adaptar às situações, e se aperfeiçoar.


Descobri tudo isso no filme que apresenta um recorte de sua trajetória – o momento em que Spider, desacreditado pelo público e pressionado pelo manda-chuva do UFC, Dana White, após defender de maneira asséptica e desleixada seu cinturão contra o brasileiro Demian Maia, precisa dar a volta por cima, não apenas vencendo sua próxima luta, mas convencendo a todos de que é realmente o maior lutador do MMA de todos os tempos.


Anderson Silva: Como Água registra o treinamento do Spider nos Estados Unidos, para onde se mudou por dois meses sem sua família, a fim de treinar com a equipe do lutador e comedor de x-tudo Minotauro. E revela seu estilo despojado e simples de ser, sua serenidade, e principalmente a seriedade e originalidade que o fizeram campeão mundial dos pesos médios do UFC.


Ao mesmo tempo, nos deparamos com a auto-promoção e verborragia do desafiante Chael Sonnen, quase um supervilão dos quadrinhos, anunciando seus planos infalíveis e sua superioridade e arrogância.


O melhor do documentário, porém, é sua estrutura, que lembra a de Rocky, um lutador. A tensão é crescente, pontuada por excelentes músicas, inclusive duas de Moby e uma de Seu Jorge no (ou com o) Almaz, que estabelecem climas diversos ao longo do filme.


Como observadores atentos, acompanhamos o suor e as lágrimas de um ícone, consciente da dimensão de sua importância, mas sem concessões ao estrelismo e à megalomania. O final feliz é a cereja do bolo, e afasta a possibilidade do Aranha pendurar as teias.


Talvez alguns continuem achando que Ebony Spiderman e o Spider do UFC são pessoas diferentes. Essas pessoas dirão que Anderson Silva revelou certa vez que sua ligação com o Homem-Aranha se deve ao fato de que ele “é o único super-herói com contas pra pagar.”


Assistam ao filme e tirem suas próprias conclusões, portanto. Quanto a mim, tenho certeza que no octógono, acima dos prédios ou pegando o trem todos os dias para exercer seu nobre ofício e pagar as contas, Ebony continua sendo um amigão (da vizinhança, inclusive).

Nenhum comentário:

Postar um comentário