15 de novembro de 2011

DLC x Segurança

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Como foi o fim de semana de vocês? Eu sei que muitos ficaram tristes, pois não tivemos o Papo Nerd da semana e gostaria de perdir-lhes desculpas por isso. Tivemos um problema no servidor, mas tudo está resolvido.

Acredito que muitos estão enforcando o dia de hoje para aproveitar o feriado e isso significar jogar, jogar e jogar.

E por falar em jogar, estava navegando pela internet quando me deparei com uma notícia muito interessante no UOL: a Electronic Entertainment Design and Research (EEDAR) divulgou uma pesquisa relacionada a compra dos conteúdos extras ou Downloadable Content (DLC).

Nesta pesquisa, ficou constatado que os jogadores – cerca de 49% – não compram DLC e o principal motivo é a segurança de suas informações. Outros motivos que os levam a não comprar os conteúdos extras são a falta de privacidade, impossibilidade de devolução do dinheiro caso fique insatisfeito com o produto, o alto preço praticado pelas empresas e a falta de demonstrações para conhecer o conteúdo.

Apesar de tudo isso, a pesquisa da EEDAR identificou que 20 milhões de jogadores compraram extras para jogos em 2010, um número 34% maior em relação ao ano passado.

Bom, o argumento sobre a falta de segurança definitivamente é a maior preocupação dos jogadores e como saber se seus dados estão realmente seguros? Vide o caso da Playstation Network e, recentemente, da Valve. Acredito que as empresas invistam exatamente nessa área, mas pelo visto nada é 100% seguro.

Agora com relação aos DLC em si, tenho uma opinião mais complexa. Acredito fortemente que os jogos da próxima geração dos consoles serão mais digitais que físicos e, por isso, vejo os DLC como forma de acostumar os jogadores a este novo tipo de mecânica. Entretanto, podemos levar a discussão dos DLC para outro lado: “Eu já comprei o jogo, porque preciso gastar mais com ele?” e aí voltamos ao lance de comprar jogo e pagar mensalidade (MMO em geral).

Verdade seja dita: DLC nada mais é do que uma nova forma de negócios que as empresas encontraram para aumentar suas lucratividades e não há nada de errado nisso. O problema é quando o conteúdo extra apenas libera algo que já está na mídia. Exemplo disso foi o que aconteceu com Street Fighter 4, cujas novas roupas estavam na mídia mas só eram liberadas por meio de DLC, isso foi uma tremenda falta de respeito da Capcom com seus jogadores.

Agora, eu não vejo nada de errado quando o conteúdo for realmente extra, ou seja, NÃO ESTÁ DENTRO DA MÍDIA, como as missões adicionais de Fallout 3 e New Vegas ou os novos mapas de Call of Duty.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário