Olá, Nerds de todos os tipos de sexo! Pelo visto, somente eu posto nesse blog, mas parece que eu não sou o único que está trabalhando, o ECAD está a todo o vapor.
Na segunda, um amigo me mandou um lik pelo Facebook sobre o blog de design, Caligraffiti e qual foi o tema da conversa? O site recebeu um e-mail do ECAD dizendo que eles tinham que pagar R$ 352,59 por usarem vídeos do Youtube. O blog chegou a postar sobre o ocorrido AQUI.
Hoje, saiu uma reportagem no O Globo (AQUI), falando sobre esse caso e Uno de Oliveira, um dos responsáveis pelo blog, ligou para o escritório do ECAD para obter mais informações e a resposta foi a seguinte: “o YouTube paga, pois é um transmissor, mas os blogs são retransmissores e também têm de pagar.”, segundo Uno.
Ainda de acordo com a reportagem:
“O Caligraffiti é um blog sobre design, arte, tecnologia e cultura. Tem boa visibilidade num nicho específico, com mil a 1.500 acessos por dia, mas não rende lucro para nenhum de seus sete colaboradores. A chamada para anúncios no lado direito do blog é voltada apenas para troca de apoios, prática comum na blogosfera. Cada um dos blogueiros tem seu próprio emprego.
Para um blog sem fins lucrativos, o valor cobrado pelo Ecad não é nada leve: R$ 352,59 mensais. O Caligraffiti foi classificado na categoria de webcasting, ou transmissão de programas originários da própria internet. Existem também as de podcasting (trechos de programas publicados na internet que podem ser baixados em mp3), simulcasting (transmissão simultânea inalterada) e ambientação de sites (uso de fundo musical no site).”
O ECAD se defende dizendo:
“Todo usuário que executa música publicamente em site/blog ao ser captado, pode receber um contato. O foco é a conscientização e o esclarecimento quanto à necessidade do pagamento da retribuição autoral, não somente por conta da exigência legal, mas pelo respeito aos autores e suas obras, não sendo blogs e sites nas características sugeridas nesta pergunta alvo de ação judicial.”
Bom, o que eu acho é que isso é uma “puta falta de sacanagem”, a maioria dos blogueiros não possuem um Jovem Nerd da vida. Nós do Notas Nerds, assim como o pessoal do Baile dos Enxutos, MDM e outros apenas nos divertimos e não ganhamos um tostão.
Concordo com Uno quando ele diz: “Essa cobrança vai contra um princípio básico da internet, que é compartilhar e divulgar as coisas.”
E ainda tem mais, Ronaldo Lemos, um dos maiores advogados de direito autoral do Brasil falando sobre essa palhaçada do ECAD:
“A cobrança feita pelo ECAD dos blogs que incorporam vídeos do Youtube é ILEGAL. Quem faz o streaming é o Youtube e não o blog que incorporou o vídeo. Isso não bastasse, a lei brasileira NÃO autoriza o ECAD a fazer cobrança por webcasting. A questão está no judiciário há anos e o ECAD sabe disso. Haja má-fé."
Depois do que foi dito por Ronaldo, eu só tenho uma pensamento sobre o esse assunto e gostaria de compartilhá-lo com vocês.
Sem mais …
Abraços.
FUDEU PRA NÓIS!
ResponderExcluirmano n usamos musica em nosso blog massss vão se f@$#r bando de f!$$# da p$#$&!!!!
ResponderExcluircobrem meu O$# seus merdas do C%@$##o.