13 de abril de 2012

X-Men - Era do Apocalypse

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Semana passada estava eu andando por um shopping qualquer e pensei em comprar alguma HQ. Fiquei em dúvida se compraria X-Men - Era do Apocalypse ou Novos Vingadores - Motim, pois bem, acabei ficando com a primeira opção.

Caros leitores, gostaria de avisá-los que vou sair da minha zona de conforto e escrever sobre HQ, algo que não tenho tanto conhecimento como o Dr. House. Dito isto, deixo claro que posso vir a comentar alguma besteira e que não me prenderei a conceitos usados na década de 1990, como o traçado, os roteiros como um todo etc. focarei apenas no encadernado.

Agora, falando especificamente sobre o encadernado - confesso que o achei uma confusão, uma mostra de desorganização, em suma, não gostei e não recomendo a leitura.

"Por que você achou desorganizado?" - pode perguntar o nerd que está a ler (e nerd lê?) esse texto. Simplesmente por que estou lendo uma história e, quando essa acaba, entra outra sem ligação nenhuma, depois entra outra com assuntos relacionados com a primeira história que, ao longo, se mistura com a segunda e depois aparece uma terceira história completamente sem sentido e ligação com as duas primeiras.

Achei confuso porque muitos acontecimentos não são explicados, ou não são encontradas algumas respostas, tais como:
  1. Como é que o Dentes-de-Sabre começa a história como um servo do Apocalypse, luta contra o Magneto e depois está ao seu lado lutando, justamente contra quem? Apocalypse;

  2. Por que o Ciclope é um ajudante do Sinistro?

  3. Como que o Arma X perdeu um braço?

  4. O que aconteceu entre Magneto, Arma X e Jean para que deixasse Magneto tão inseguro depois da saída desses dois da equipe?

  5. Para que diabos o X-Man foi criado?

  6. O que aconteceu para que o X-Man começasse como um invento do Sinistro e, depois, do nada, está lutando contra o Apocalypse, ao lado do Forge e do Magneto?
Nenhuma dessas perguntas tem resposta ao ler a saga e esse foi um dos motivos pelo qual eu não gostei deste encadernado. Confesso que esperava um encadernado com começo, meio e fim, afinal está escrito no próprio: “Saga Completa”. Não encontrei nem saga e, principalmente, nem a palavra completa.

Outra coisa que me incomodou ao longo da leitura é bem provável que aqui eu cometa besteiras por não ter conhecimento das HQs nos anos 90  foi o excesso de muita informação por quadro. Toda hora, o personagem dizia que poder usar, como é o seu poder, como ele faz etc. me senti lendo Cavaleiros do Zodíaco, ou seja, repetição e descrição de poderes, isso ficou claro no começo e não precisa repetir toda hora, não é mesmo?

Resumindo, como disse no começo deste post, estou saindo da minha zona de conforto, logo posso ter escrito muita besteira por falta de conhecimento, mas se o que eu li foi um exemplo do que foram as HQs nos anos 1990, fico feliz em ter parado de ler quadrinhos.

Abraços.

3 comentários:

  1. O X-man foi criado pelo Sr. Sinistro como uma forma de finalizar dois projetos. nº 1: permitir que a escala evolucionária chegasse ao ápice através dele, no momento em que Apocalypse dizimava a população humana e mutante; e, por fim, nº 2: acabar com o Apocalypse.

    ResponderExcluir
  2. Devo dizer que, para alguém que não comprava nada há muito tempo, acho que Era do Apocalypse não era a melhor pedida. Para mim, essa saga se assemelha muito com Ponto de Ignição da DC, publicada atualmente pela Panini. Em resumo, acontece algo de grande importância no passado dos personagens como os conhecemos (morte do professor X antes da criação dos X-Men, no caso da saga da Marvel, e o Flash Barry Allen impedindo a morte de sua mãe pelo Flash Reverso, no caso da DC) e o presente se apresenta de uma maneira totalmente diferente.
    Por um lado essas mudanças trazem grande liberdade para os roteiristas, pois podem recriar os personagens e situações de maneira totalmente diferente, o que traz histórias interessantes. Por outro lado, algumas mudanças são exageradas demais e acabam não agradando.
    Como não tenho saudade dos anos 90, não comprei e acho que não comprarei essa série, mas os seus defensores dizem que ela começa a melhorar a partir do segundo volume. A ver. Talvez eu pegue emprestado com um amigo para conferir.

    ResponderExcluir