17 de abril de 2012

A importância nerd de Vale Tudo (parte final)*

*Originalmente publicado no blog Pira RPG

Muito já foi dito e pouco foi realizado realmente em prol dos nerds, não é mesmo? Somente em 2000, os nerds, pouco a pouco, foram se tornando um objeto de desejo por todo o mundo descolado e a fim da moda, pois um nerd, em tese, sabe lidar com tecnologia, criatividade e assuntos mil, correto?

Sim, em alguma medida, está correto. Mas um nerd também possui preconceitos (como qualquer ser humano) e, por isso, vários fenômenos que são propriamente nerds escapam à maioria dos nerds. Talvez por conta dessa posição estranha para alguém que enfrentou, em alguma parte de sua vida – com exceção de nossos adolescentes que estão na moda – preconceito.


Uma temática relevante em Vale Tudo que muito espectadores ignoraram durante a trama foi o preconceito social. Preconceito social é, para que tenhamos uma definição que suporte alguma crítica, a aglomeração de ideias preconcebidas acerca do nível cultural, educacional e de etiqueta de pessoas de classes sociais superiores quando olham para classes sociais inferiores. Os nerds sofreram por anos esse tipo de preconceito ainda mais dentro do meio nerd em si.

Um cult bacaninha nada mais é que um playboy que não tem mais o que fazer com seu dinheiro do que seguir a moda do dia. Preconceito? Não, realidade... A moda nerd está se mantendo por tanto tempo, pois a memorabília necessária para manter o mundo nerd é enorme. Para se consumir isso, é necessário dinheiro. Como um nerd comum (desde os anos 1970) não tem dinheiro para comprar muita memorabília e como Caetano, Chico Buarque e outros não estão lançando produtos, quem vocês acham que compra a maioria dessa memorabília?


Voltando à novela, é exatamente isso que é mostrado a todo momento no universo de Vale Tudo. Pobres julgam ricos sem conhecê-los (maior exemplo - Jarbas), ricos julgam pobres sem conhecê-los (Odete Roitman e Marco Aurélio) o que nos leva a pensar o seguinte: o brasileiro se conhece? Nós conseguimos, mesmo com a distância temporal, ver que pouca coisa mudou no mundo do Brasil.

Os brasileiros não conseguem se conhecer, poucos realmente circulam pela maioria dos meios culturais e emitir julgamentos pautados em análises de conteúdo. Há esperança? Em Vale Tudo, o que temos é a sonora banana de Marco Aurélio mostrando como a manutenção da corrupção está atrelada ao preconceito do brasileiro com relação...

… ao próprio brasileiro.

Inté.

Um comentário:

  1. Vale Tudo fez um excelente retrato da realidade brasileira
    Naquela época, o brasileiro tinha a auto estima muito baixa, o famoso complexo de vira lata. Hoje em dia, como o Brasil tá bombando lá fora, esse complexo diminuiu.... nada como ter $....

    ResponderExcluir