12 de setembro de 2011

O filme para várias gerações.

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Como foi o fim de semana, ou o feriadão prolongado de vocês? Espero que tudo tenha saído conforme o planejado, uma vez que o mais importante é se divertir e aproveitar a vida.

E, por falar em se divertir e aproveitar a vida, eu resolvi assistir mais uma vez Curtindo A Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off) via Netflix (hum… metido).

Se você parar para pensar, o filme não é apenas um filme de uma geração e sim O MELHOR FILME PARA TODAS AS GERAÇÕES e isso se dá por um simples motivo: A sua mensagem : (…) a vida passa rápido demais e, se você não parar de vez em quando para viver a vida, acaba perdendo o seu tempo”.

Não vou escrever sobre nostalgia, lembranças do passado, dizer que esta ou aquela época foi melhor (mas quem nasceu de 90 em diante se fudeu) e sim justificar porque esse filme é para várias gerações e principalmente para as que virão.

O filme foi feito em 1986, mas por que ele serve para os dias atuais e futuros? Simplesmente porque não vejo mais os jovens vivendo a vida e me refiro LITERALMENTE A VIVER A VIDA. Temos uma geração que não sai de casa, uma geração que faz culto ao virtual: “tenho 1.000 amigos no Facebook”...  Com quantos de fato você convive pessoalmente? Com quantos você sai para tomar aquele suco de laranja (sou geração saúde ou fuma aquele cigarrinho conforme o House)?

É perceptível que os jovens preferem ficar trancados em seus quartos jogando seus PS3's, XBOX's ao invés de sair, curtir a realidade exterior a seu quarto, conhecer mais seus amigos e principalmente criar um elo familiar. Culpa muito mais da própria educação que os pais não deram do que do video-game.

Curtindo A Vida Adoidado nada mais é do que uma grande lição de vida. É fato que, hoje, não conseguiríamos fazer nem 10% do que Ferris aprontou no filme (se bem que, no podcast sobre sedução veremos que ainda é possível fazer 5%), mas ele nos ensina algo muito mais importante: Viver a juventude antes de ficarmos maduros. Ou seja, vamos aproveitar enquanto não temos responsabilidades como pagar contas, sustentar uma casa e cuidar dos filhos.

Outro aspecto desse filme é focado na amizade. A relação entre Ferris, Cameron e Sloane é algo que não vejo mais hoje em dia, devido a essa vida virtual que comentei no parágrafo anterior. O legal, nesse tipo de amizade, é que há uma preocupação com o outro, vide Ferris e Cameron. Hoje, não temos mais isso, quem se importa com o outro de verdade?

Amigos são aqueles que te acompanham na horas boas e principalmente nas más horas. São eles que te ajudam quando você tem uma dificuldade, te ajudam a enfrentar seus medos, te apoiam e principalmente te criticam. Aqueles que sempre concordam com você não são os seus verdadeiros amigos.

E para finalizar não se pode deixar de mencionar a música do filme: "Oh, Yeah!!!"

Cena clássica
Definitivamente., uma das melhores cenas do filme.

Abraços e Salve Ferris!!!!!

2 comentários:

  1. Nos anos 60 e 70 os jovens eram rebeldes, combativos, lutavam por causas sociais e políticas. A década seguinte foi de diversão, por isso que o filme representa tão bem a geração 80

    ResponderExcluir
  2. Ohhhh yeeeeeeahhhh... hasuhAUSuAS, essa música é demais!!! Esse filme é um claaaaassico, eu assisti mil e duzentas vezes, mais ou menos. Bom demais, eu tive sorte de ter nascido nos anos 80, ô época booooa!

    Adorei rever as cenas...hahahaha.

    Bjones

    ResponderExcluir